10 Benefícios à Saúde do Chá de Camomila

0
465

10 Benefícios à Saúde do Chá de CamomilaInformações e dicas do uso do chá de camomila para melhorar sua saúde.

Nada é mais calmante e reconfortante do que uma xícara de chá de camomila depois de um dia estressante.

Benefícios à Saúde do Chá de Camomila

[superlist]

  • 1- Reduz o Estresse e Ansiedade

Se sofre de stress e ansiedade e procura terapias alternativas a camomila é o ideal. O extrato de camomila proporciona alívio significativo de depressão e ansiedade.

Seus  compostos suavizam as fibras musculares e relaxar os vasos sanguíneos, o que acalma os nervos e alivia o stress.

  • 2- Fortalecimento do Sistema Imunológico

Durante a temporada de gripes e resfriados, camomila pode ser o seu maior aliado.

Mesmo após a diminuição de ingestão do chá o aumento dos níveis de compostos fenólicos permanecem em seu sistema imunológico por até duas semanas.

  • 3- Previne Células Cancerígenas

Um estudo analisou os efeitos da camomila sobre o câncer de tireóide. O estudo envolveu 113 pacientes gregos com história de câncer da tireóide e 286 pacientes com doenças da tireóide que eram benignos.

Aqueles que bebiam chá de camomila tiveram um risco reduzido de desenvolver câncer de tireóide e doenças benignas da tireóide. Beber o chá por 30 anos reduziu significativamente o risco. A camomila é rica em flavonóides, incluindo apigenina, que pode ter efeitos anti-câncer.

Estudos Relacionados:

Riza, E., et al. (2015). “The effect of Greek herbal tea consumption on thyroid cancer: a case-control study”, in European Journal of Public Health, Vol. 25(6).

  • 4- Propriedade Curativa para Cortes e Ferimentos

Como curar um corte ou ferimento? A camomila pode ajudar.

As pessoas utilizam a camomila durante séculos para tratar feridas e cortes por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. A camomila Romana, em particular, tem um potente efeito calmante sobre a pele. Propriedades antimicrobianas da planta também ajudam a prevenir a infecção e facilitar o processo de cicatrização.

  • 5- Promove o Sono

Com estresse no trabalho e compromissos familiares, pode ser difícil conseguir uma boa noite de sono. Tomar 1 xícara de chá de camomila antes de dormir pode ajudá-lo a desfrutar de uma noite de sono tranquila.

A capacidade dessa planta para relaxar e acalmar o corpo é responsável por suas qualidades para promover o sono.Benefícios à Saúde do Chá de Camomila

  • 6- Alivia Problemas do  Estômago

Milhares de pessoas sofrem com problemas digestivos. Beber chá de camomila pode ajudar a aliviar uma dor de estômago.

  • 7- Tratamento para uma Pele Saudável

Graças às suas propriedades calmantes, antimicrobianas e anti-inflamatórios, a camomila é um excelente remédio para acne, eczema e dermatite.

  • 8- Alívio para Cólicas Menstruais

Todos os meses você sofre com cólicas menstruais dolorosas. O chá de camomila pode dar-lhe o  alívio sem nenhum dos efeitos colaterais adversos causado por medicações.

Dica: Beba vários copos do chá de camomila ao longo do dia. Também pode colocar mais saquinhos do chá numa mesma xícara para ficar mais forte.  

  • 9- Ajuda na Prevenção da Diabete

Você sabia que o estresse oxidativo é a principal causa de complicações do diabetes? Os antioxidantes, como aqueles encontrados em camomila, pode ajudar a lutar contra o estresse oxidativo e minimizar as complicações associadas com diabetes tipo 2.

Um estudo analisou os efeitos deste chá de ervas em pacientes diabéticos para testar esta teoria. Um total de 64 pacientes participaram.

Um grupo que bebia 3 xícaras de chá de camomila por dia, enquanto o grupo de controle bebeu água. Os resultados mostraram que o chá de camomila têm efeitos benéficos sobre o estado antioxidante e controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2.

Estudos Relacionados:

Zemestani, M., et al. (2016). “Chamomile tea improves glycemic indices and antioxidants status in patients with type 2 diabetes mellitus”, in Nutrition, Vol. 32(1).

  • 10- Propriedades Anti-inflamatórias

As pessoas têm conhecimento da capacidade de camomila para acalmar a inflamação e facilitar a cura por centenas de anos. Mas um estudo comprova estas alegações.

Os pesquisadores descobriram que a camomila é eficaz em não apenas reduzir a dor, mas também eficaz na redução da inflamação.

Estudos Relacionados:

Srivastava, J.K., et al. (2009). “Chamomile, a novel and selective COX-2 inhibitor with anti-inflammatory activity”, in Life Sciences, Vol. 85(19-20).
[/superlist]

Benefícios à Saúde do Chá de Camomila

Efeitos Colaterais do Uso de Chá de Camomila

A camomila é uma erva suave que é bem tolerado pela maioria das pessoas. Em alguns casos, as pessoas podem ter uma reação alérgica na pele quando se aplica diretamente sobre a pele.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here