10  Benefícios para a Saúde do Hortelã-Pimenta

0
510

10  Benefícios para a Saúde do Hortelã-PimentaDicas sobre os benefícios do hortelã-pimenta para a saúde. Tratamentos naturais como uma alternativa.

Nativa da Europa, as pessoas usam a hortelã durante séculos para tratar uma variedade de problemas de saúde. É considerada a erva de referência da medicina mais antiga do mundo.

O óleo de hortelã-pimenta é mais concentrado e potente do que o seu homólogo fresco, e seus benefícios medicinais têm sido estudado pela comunidade científica.

10 Benefícios dos Óleos Essenciais

[superlist]

  • 1- Proporciona Alívio da Dor

Conhecida por suas propriedades calmantes, a hortelã-pimenta é um analgésico altamente eficaz. Se você sofre de dor de cabeça tensional, este é um óleo ideal.

Um estudo analisou a eficácia da hortelã em dor de cabeça em 41 pacientes. O óleo de hortelã foi espalhado em toda a testa e têmporas de pacientes e reaplicado novamente depois de 15 a 30 minutos. Os participantes relataram uma redução significativa da dor de cabeça depois de apenas 15 minutos.

A dor continuava a diminuir ao longo do período de observação de uma hora, e os pacientes não experimentaram efeitos colaterais adversos.

  • 2- Ajuda no Descongestionamento do Nariz

Durante o inverno é comum as pessoas terem coriza no nariz e/ou ter o conhecido “nariz tampado”.  O hortelã-pimenta atua como um descongestionante, abrindo as vias respiratórias e ajudar a limpar o sistema respiratório.

Estudos mostram que certos compostos no óleo de hortelã-pimenta tem um efeito antiespasmódico na traqueia, ajudando o congestionamento e aliviando a tosse.

Dica: Faça uma infusão caseira. Dilua o óleo de hortelã numa bacia com água fervente. Isso ajuda a limpar o seu sistema respiratório e aliviar a tosse. Especialmente quando usado à noite.

  • 3- Previne o Mau Hálito

Quando as pessoas falam sobre o hálito fresco pensamos na refrescância.  O sabor hortelã é muito utilizados em cremes dentais e enxaguantes bucais.

Isso porque hortelã-pimenta é um fantástico neutralizador de odor, mas também tem propriedades antimicrobianas potentes que podem ajudar a prevenir as cáries. Portanto, o óleo de hortelã-pimenta pode matar germes e bactérias em sua boca.

  • 4- Ajuda na Digestão

Se você têm problemas digestivos, o óleo de hortelã-pimenta pode lhe proporcionar o alívio que precisa sem qualquer efeito colateral. Este óleo acalma os músculos do estômago e ajuda a melhorar o fluxo da bile, que é o que o corpo usa para digerir as gorduras.

Os alimentos passam, em seguida,  rapidamente pelo estômago, levando a menos problemas digestivos.

Suas propriedades calmantes proporcionam alívio e também contribuem para a prevenção da azia e indigestão.

  • 5- Minimiza o Estresse

A vida estressante causa uma fadiga mental. O óleo essencial de hortelã-pimenta proporciona o alívio da ansiedade.

Dica: Se teve um dia estressante, ao chegar em casa faça um chá de hortelã-pimenta e tome antes de dormir. 10 Benefícios dos Óleos Essenciais

  • 6- Tratamento de Infecção por Herpes

Pesquisadores analisaram a eficácia do óleo de hortelã-pimenta contra o vírus herpes. Os resultados demonstraram que o óleo era altamente eficaz na redução do vírus por mais de 90%. Concluíram que o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser uma solução tópica antiviral adequado para infecções recorrentes de herpes.

Estudos Relacionados:

Zonq, L., et al. (2011). “Preliminary experimental research on the mechanism of liver bile secretion stimulated by peppermint oil“, in Journal of Digestive Diseases, Vol. 12(4).

  • 7- Previne o Câncer de Próstata

Estudos mostram que o mentol, um composto encontrado no hortelã-pimenta, pode prevenir o crescimento do câncer da próstata.

Estudos Relacionados:

Inamori, M., et al. (2007). “Early effects of peppermint oil on gastric emptying: a crossover study using a continuous real-time 13C breath test (BreathID system)“, in Journal of Gastroenterology, Vol. 42(7).

  • 8- Cuida dos Cabelos e da Pele

As propriedades antimicrobianas e anti-sépticas da hortelã-pimenta ajuda a manter sua pele e cabelos mais saudáveis. Ainda, contribuirá para eliminar os piolhos e caspa.

Proporciona o crescimento dos cabelos.

Além disso, o óleo de hortelã pode ajudar a melhorar a secreção de óleo na pele e, portanto previne a acne.

  • 9- Fortalece as Unhas

As propriedades antimicrobianas e anti-sépticas do hortelã-pimenta podem ajudar a tratar e eliminar os fungos das unhas.

  • 10- Alivia a Coceira causada pela Picada de Insetos

[/superlist]

Algumas estações do ano são mais propícias para proliferação de insetos. Se você é sensível e/ ou alérgico a picada de alguns insetos o óleo de hortelã fornecerá um alívio.

As propriedades de resfriamento e calmante deste óleo pode reduzir a inflamação e proporcionar o alívio da coceira.

Importante: Não use óleos essenciais em crianças, mulheres e lactantes. Consulte um médico e siga as orientações.10 Benefícios dos Óleos Essenciais

Efeitos Colaterais do óleo de Hortelã-Pimenta

É uma planta natural, mas seu óleo essencial é altamente concentrado. Alguns usuários podem sentir alguns sintomas. Procure orientação médica antes do uso. As propriedades deste óleo são o que o tornam uma escolha, tão popular, como tratamento alternativos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here