9 Benefícios para a Saúde com o Chá-Mate

0
657

9 Benefícios para a Saúde com o Chá-MateSaiba todas as informações sobre as potencialidades do chá mate para sua saúde.

A erva-mate tem um gosto forte. É deliciosa porque é diferente dos chás preto ou verde. Existem dezenas de benefícios para este tipo de chá. Os apresentados neste artigo possuem estudos sobre sua eficiência para a saúde.  

Benefícios para a Saúde com o Chá-Mate

[superlist]

  • 1- Promove mais Força e Foco de Pensamento

Como muitos chás, tem cafeína nele que promove as funções mentais e foco. Quando você toma este chá vai notar um aumento imediato de energia e capacidade mental.

Existem vários estudos realizados que mostram que a cafeína quando tomada em doses regulares  facilita  a concentração e o foco.

Leia mais:

Heckman, M. A., et al. (2010). “Caffeine (1, 3, 7-trimethylxanthine) in foods: a comprehensive review on consumption, functionality, safety, and regulatory matters”, in Journal of Food Science, Vol. 75(3).

  • 2- Ajuda a Digestão

Tendo problemas digestivos? Beber uma xícara deste chá vai aliviar dores de estômago e  ajudar seu corpo a digerir alimentos.

Dica: Beba  um copo  antes e/ou depois das refeições para conseguir os melhores resultados.

  • 3- Fonte de Minerais e Antioxidantes

O chá vai beneficiar com sua ação antioxidante e grande quantidade de minerais. Inclui minerais diferentes, tais como: alumínio, ferro, cobre, níquel e manganês.

Estudos realizados na erva-mate versus outros tipos de chá mostram que estes minerais essenciais para o organismo não são encontrados na mesma quantidade em outros tipos de chá.

Leia mais:

Wróbel, K., et al. (2000). “Determination of total aluminum, chromium, copper, iron, manganese, and nickel and their fractions leached to the infusions of black tea, green tea, Hibiscus sabdariffa, and Ilex paraguariensis (mate) by ETA-AAS”, in Biological Trace Element Research, Vol. 78(1-3).Benefícios para a Saúde com o Chá-Mate

  • 4- Aumenta a Energia e Disposição

Um fascinante estudo  incidiu especificamente sobre a capacidade da Erva-Mate para aumentar os níveis de oxidação e energia sobre a gordura produzida pelo organismo.

O estudo levou 14 homens saudáveis ​​e mulheres. Esses participantes ingeriram 1000mg do chá 60 minutos antes do exercício. Os resultados demonstraram que a oxidação de ácidos gordos e o gasto de energia derivada da oxidação de ácidos gordos aumentaram em 24%.

O estudo indicou que chá-mate fornece resultados para a perda de peso sem diminuir seu desempenho e disposição devido a baixa ingestão de alimentos.

Leia mais:

Alkhatib, A. (2014). “Yerba Maté (Illex Paraguariensis) ingestion augments fat oxidation and energy expenditure during exercise at various submaximal intensities”, in Nutrition & Metabolism.

  • 5- Melhora a Força dos Ossos

Resistência óssea é uma questão importante, especialmente para as mulheres. O consumo de chá-mate é excepcionalmente alto na Argentina. Foi realizado um estudo para determinar que este chá leva os Argentina a terem os ossos mais fortes por fazer parte de um costume do país.

O estudo analisou mulheres pós-menopáusicas que beberam um litro de chá por dia durante quatro anos ou mais. O estudo também incluiu mulheres que não bebem o chá frequentemente. Surpreendentemente, a densidade mais elevada da coluna lombar foi calculado com as senhoras que haviam bebido o chá ao longo de quatro anos.

Estas mulheres tinham 9,7% maior densidade óssea do que aquelas que não bebem o chá. A densidade do colo do fémur superior também foi muito maior. Concluindo o estudo, os pesquisadores descobriram que o chá-mate foi o único fator que leva ao aumento da densidade óssea das mulheres.

Leia mais:

Conforti, A. S., et al. (2012). “Yerba Mate (Ilex paraguariensis) consumption is associated with higher bone mineral density in postmenopausal women”, in Bone, Vol. 50(1).

  • 6- Melhora o Sistema Imunológico

Uma dieta rica em antioxidantes proporciona um  impulso do sistema imunológico. Você vai ser capaz de combater os radicais livres com maior facilidade. Isso significa diminuir problemas de resfriados e gripes. Apenas 1 copo por dia é suficiente para obter estes resultados.

  • 7- Aumenta a Saúde Cardiovascular

Você sabe que o colesterol elevado é ruim para a saúde do coração. Muitas pessoas vão sofrer de doença cardíaca devido a ter níveis elevados de lipídios em sua corrente sanguínea.  

Um estudo foi realizado em laboratório para determinar se o chá-mate tem efeito sobre os níveis de colesterol de ratos que foram colocados em uma dieta rica em colesterol. Os resultados mostraram que os níveis de hipercolesterolemia nos ratos diminuíram com a administração de Chá Mate.

Estudos em humanos não têm sido realizados para indicar se os mesmos efeitos benéficos são observados. Mas tomar 1 xícara do chá não lhe fará mal. E ainda, ganha os outros benefícios.

Leia mais:

Paganini Stein, F. L., et al. (2005). “Vascular responses to extractable fractions of Ilex paraguariensis in rats fed standard and high-cholesterol diets”, in Biological Research for Nursing, Vol. 7(2).

  • 8- Ajuda na Prevenção do Câncer

Um estudo muito aprofundado foi realizado sobre o chá em correlação com células cancerígenas do cólon para determinar a sua eficácia. No entanto, não foi consumida pelos pacientes. Em vez disso, as folhas foram secas, e os extractos de metanol foram retirados e purificado.

O estudo mostrou que o chá mate é muito benéfico para qualquer doença relacionadas a inflamações. Mas os testes devem ser examinados para determinar a eficácia de um tamanho de amostra mais ampla de participantes.

Leia mais:

Puangpraphant, S., et al. (2011). “Dicaffeoylquinic acids in Yerba mate (Ilex paraguariensis St. Hilaire) inhibit NF-κB nucleus translocation in macrophages and induce apoptosis by activating caspases-8 and -3 in human colon cancer cells”, in Molecular Nutrition & Food Research, Vol. 55(10).

  • 9- Promove Perda de Peso e sua Manutenção

O extrato de erva-mate foi utilizada para determinar se tem algum efeito sobre a perda de peso e sua manutenção. Foi descoberto que este extrato é muitas vezes encontrada em vários alimentos.

O estudo foi realizado utilizando ratos que tinham obesidade induzida alimentar. O extrato foi mostrado para diminuir o acúmulo de lipídios e ajudar a diminuir a ingestão calórica dos ratos.

O estudo examinou especificamente o metabolismo dos lípidos, mas também notou-se que as concentrações de colesterol e de glicose no soro foram reduzidos.  Alguns estudos indicam que o Chá Mate pode ser usado para tratar a diabetes e obesidade de forma eficaz.

Leia mais:

Kang, Y. R., et al. (2012). “Anti-obesity and anti-diabetic effects of Yerba Mate (Ilex paraguariensis) in C57BL/6J mice fed a high-fat diet”, in Laboratory Animal Research, Vol. 28(1).

[/superlist]Benefícios para a Saúde com o Chá-Mate

Efeitos Colaterais do Chá Mate

Embora tenham inúmeros casos de pessoas bebendo o chá durante anos em doses elevadas, o extrato tem poucos estudos realizados para mostrar que ele é seguro para uso a longo prazo.

Alguns dos efeitos secundários incluem: insônia, nervosismo, agitação, náuseas, vômitos e batimentos cardíacos irregulares .

Procure orientações médicas para evitar problemas com a ingestão dos extratos do chá-mate.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here